Motivos que você nunca imaginou para colocar suas prioridades na parede
- Claudia Baeta
- 28 de mai.
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de mai.
(ou razões para desenterrar informações da sua agenda)
Publicado também em medium.com

Se você anda buscando novas formas de alavancar seus objetivos, produzir mais, controlar melhor seu tempo, executar de verdade o que planeja ou simplesmente fazer a rotina fluir, já deve ter percebido: os gargalos do seu dia vêm da batalha constante entre suas verdadeiras prioridades e as pressões e distrações cotidianas.
E, acredite, ter consciência de que precisa defender suas prioridades ao longo do dia é um passo enorme rumo aos seus objetivos. A partir daqui, o que pode acelerar o jogo a seu favor é uma nova perspectiva sobre essa defesa.
Fazemos escolhas o dia inteiro, mas o que as norteia?
Comece por entender a finalidade das suas ferramentas tradicionais de organização e planejamento, como calendários e agendas, digitais ou não. Esses recursos são essenciais, mas são feitos para guardar, não para destacar informação — e destaque pode ser justamente o impulso que você precisa agora.
Suas anotações em calendários e agendas ficam escondidas até que você procure por elas.
Já pensou em como suas ferramentas tradicionais de organização e planejamento dependem da sua memória, interesse e motivação? Elas precisam ser lembradas, abertas e usadas através de uma série de tarefas que, muitas vezes, aumentam sua sobrecarga cognitiva — algo que, aliás, torna você ainda mais vulnerável a distrações, especialmente distrações digitais.
E além de atenção e tempo, suas ferramentas tradicionais também demandam constância: quanto mais dispersas suas anotações e consultas, maiores as chances de uma informação nunca mais ser encontrada, contextos não serem compreendidos, planos ficarem para trás, aplicativos caírem no esquecimento ou páginas permanecerem em branco.
Entenda a seguir dez benefícios surpreendentes com a exposição estratégica de informações norteadoras no seu ambiente através do planner de metas e prioridades na parede.
1. Visibilidade imediata
Maior impacto visual, menor sobrecarga cognitiva: as informações expostas no seu ambiente simplesmente “estão lá”, sem exigir esforço para serem consumidas.
Sempre disponíveis, elas não demandam abrir um aplicativo ou caderno, rolar a tela ou folhear páginas, aprender a usar novas funcionalidades ou vencer etapas. Estrategicamente posicionadas, elas são realçadas na sua rotina.
E se terão alta exposição ou serão mais discretas, isso depende do local que você escolhe para fixá-las.
2. Ancoragem norteadora
Informações que você capta repetidamente são as que melhor se fixam na sua memória, um processo que você pode usar estrategicamente para manter em mente dados como datas cruciais, detalhes diferenciais e insights inspiradores dos seus maiores objetivos.
Ser capaz de se lembrar, ao longo do dia, das informações mais importantes para você faz toda a diferença naqueles momentos perigosos em que, por exemplo, uma decisão trivial pode arruinar o prazo de uma grande meta pessoal.
E para fortalecer estas informações é preciso destacá-las.
Informações expostas estrategicamente no ambiente ao seu redor são reforçadas diariamente na sua memória e têm cada vez mais voz nas suas decisões.
Se fixadas em um local por onde você passe muitas vezes ou permaneça muito tempo, as informações expostas no seu ambiente serão vistas repetidas vezes ao longo do dia, tanto de forma intencional (quando você olha porque quer) quanto de forma periférica (percepção de relance). E quanto mais vistas, mais reforçadas essas informações serão na sua memória.
Como se fosse por osmose.
Ou melhor, ancoragem, tanto visual (na parede) quanto mental (na sua memória consciente).
3. Amplitude de visão
A limitação do espaço de telas e páginas exige uma visão fragmentada dos conteúdos mais amplos do que elas, como a representação da linha do tempo.
Normalizamos esta fragmentação no dia a dia, mas uma visão completa — a visão do todo — oferece muito mais insights.
Na sua casa, você já dispõe de meios para visualizar inteiramente conceitos amplos como a linha do tempo: as superfícies verticais ao seu redor, como paredes e portas.
Paredes, por exemplo, permitem a visualização linear de vários meses juntos, o que ajuda a conectar eventos distantes entre si e a perceber relações que extrapolem as poucas semanas de um mês.
4. Redução do tempo de tela
Os momentos de visualização, análise e atualização das informações expostas no seu ambiente físico são mais uma atividade offline no seu dia, contribuindo para o equilíbrio entre suas vivências online e offline.
5. Direção e foco
Ao conseguir se dedicar consistentemente a atividades offline, você também desenvolve autocontrole em relação às distrações digitais, incrementando não só sua capacidade de manter o foco, mas, antes disso, sua capacidade de direcionar sua atenção.
6. Cópia ativa
Quando você seleciona, sintetiza e copia manualmente informações da sua agenda e outros recursos de organização e planejamento, como no uso de planners de parede, você também reforça (e muito!) as informações copiadas. Copiar ativamente é um processo analítico e criativo em que você aperfeiçoa ideias e descobre relações, estimulando também seu poder de síntese e sua habilidade de gerar soluções.
7. Personalização e exclusividade
Editar e imprimir em casa permite criar soluções exclusivas, mais significativas e próximas das suas necessidades e preferências — sem frete nem prazo de entrega.
8. Privacidade e liberdade
Informações guardadas fora dos seus dispositivos não têm risco constante de invasão e vazamento, o que estimula maior sensação de liberdade ao criar suas anotações.
9. Acesso atemporal
Enquanto registros digitais tendem a progressivamente desaparecer em um “buraco negro digital” (perdidos na nuvem ou em dispositivos obsoletos), registros físicos podem ser mais fáceis de guardar e localizar futuramente. Além disso, não correm o risco de depender de tecnologias, plataformas ou dispositivos descontinuados.
10. Experiência posterior sensorial e estética
A escrita, as marcações e, dependendo dos materiais usados, a textura criada no papel pelas marcas de uso oferecem uma experiência visual e tátil satisfatória, especialmente quando você confere esse material depois de um tempo.
Um planner de metas e prioridades na parede facilita e otimiza suas decisões
Informações que habitam sua consciência são mais lembradas — e convocadas! — ao longo do dia, como em seus momentos de decisão. Ao ajudar a fundamentar suas escolhas diárias, elas se tornam elementos norteadores no seu cotidiano, direcionando seus passos.
Suas prioridades e metas, por exemplo, têm o poder inclusive de desarmar armadilhas contra a sua atenção, como as longas rolagens de vídeos aleatórios ou discussões intermináveis que nada resolvem.
Você saberia dizer o quanto suas prioridades e metas norteiam seus passos diários?
Opmerkingen